quinta-feira, 10 de junho de 2010
Palestra sobre Missão da Catumbela anima Jubileu
Realizou-se, hoje (10 de Junho de 2010), no pátio da Missão da Catumbela uma palestra tripartida sobre a história da Missão. Os palestrantes foram os Padres Tarcisio Tchiheke, Lucas Segunda e Pailino koteka. O Tema Missão de S.António ontem, hoje e perspectivas para o futuro animou a palestra.
O Primeiro a entrar em jogo foi o Padre Tarcisio Tchiheke que voltou aos tempos de antanho contando a história da Missão desde a sua fundação até aos nossos dias. Padre Tarcísio apontou um a um, os missionários que passaram por esta missão, o zelo que cada um desempenhou nesta Missão sobretudo os Padres Emil Frick e . Numa palavra salientou os esforços que cada missionário foi fazendo em prol da Missão sobretudo no que tange à pastoral e ao apoio social. Destacou acima, de tudo, o espírito Caritativo destes grandes Missionários. E, na sua exposição, não se esqueceu das Irmãs de Santa Catarina e da Leiga Ana Fanger, como tambem de outras irmas (saletinas e Perpétuo Socorro) que soam todos os dias para o bem do Reino. Finalmente, Parabenizou todos os fiéis e os Missionários desta Missão por tudo o que fizeram pela reabilitação da Igreja, que de facto está bonita.
Padre Lucas Segunda, como um dos filhos desta Missão, por sua vez, começou por destacar a história contada pelo Padre Tarcísio como uma grande biblioteca na nossa região. Apelou à unidade dos fiéis no concernente aos trabalhos da Missão. Fez um pequeno historial dos Superiores e Parocos que passaram por esta Missão. Destacou tambem as figuras emblemáticas como os Padres Leonardo Roos, Emil frick, a Ana Fanger e tantos outros. Apelou aos fiéis para ultrapassarem o espírito partenalista, no sentido de deixarem práticas antigas de so receber. Agora tambem é preciso dar, porque afinal, os missionários que aqui sao mesmo vossos filhos, Tchilanda ongombe tchitunda v’ondjo, disse.
Por sua vez, Padre Koteka, Superior da Missão falou das perpectivas do futuro da Missão. Para o futuro a Missão conta com aqueles que foram batizados e confirmados, os que receberam a 1ªComunhão e casados que deve se enganjar em prol da Missão. Os numeros sao os seguintes: Baptizados - mais de 2000, Casados sao 215, 1ªComunhão são 900 e crismados sao 700. Lembrou o espírito de Sto.António que consistia em unir familias. Por isso, foi apelidado de Santo Casamenteiro. Todos aqueles que têm problemas familiares, por exemplo nos lares, podiam recorrer a ele. Com isto, projectou a devoção a Santo António imitando seu exemplo. Organizar-se-ão orações.
Padre Koteka tambem, falou do projecto paróquia do Lwongo, que, para ele, alguma deve começar a ja a ser feita para o pontapé de saída. Lembrou que o trabalho pastoral da Missão nao se limita so aos Padres residentes (Pe.Koteka e Pe.Nando). O trabalho vai avante por causa da colaboração dos outros Padres que ajudam nos centros e não. Lembrou tambem os esforço que as irmas têm feito. Finalmente, apelou a todos aqueles que foram batizados e confirmados e casados para nao decaírem. Apelou a cada um para trabalhar incansavelmente sem esperar o lucro. Cada um deve esforçar-se no trabalho sem medir tempo. A Igreja está bonita e o trabalho nao termina por aqui, disse.
Finalmente, incentivou o conselho de pastoral muito mais fortemente assim como tambem catequistas, sem esperar lucros, e agradeceu a to dos presente. E disse muito obrigado. Ecthi ndamola, l’etchi ndayeva ndikatchilombololandati é o cantico que encerrou a palestra.
Participaram da palestra Sacerdotes, Religiosos e Religiosas de várias Congregações, fiéis da Missão e não só. Um show musical do Padre Nito Elias anima o resto da noite.
A partir da Missão da Catumbela
Pe.António dos Santos Tchindau, MS
Publicado por (satchindau@yahoo.com.br)
Pe.António dos SantosTchindau, MS
à(s)
quinta-feira, junho 10, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário